Por: Rozendo Aragão e Ceiça Dias
Foto: Ascom - Divulgação
Na noite de terça-feira a Justiça Federal, por meio da Juiza Telma maria Santos Machado, determinou a suspenção da reabertura do comércio. Na semana passada, o Governo do Estado apresentou a fase laranja, com abertura de alguns pontos comerciais, salões de beleza e Igrejas em 30%. De acordo com o Superintendente de Comunicação do Governo, Givaldo Ricardo, a administração ainda não foi notificada.
Durante o Programa “Linha Direta”, Givaldo declarou que, quando o Governo receber a intimação, fará a análise para recorrer da medida. “Estamos reabrindo o comércio em parte baseado em estudos técnicos. Não foi algo feito de qualquer jeito. Vamos aguardar a ordem para recorrer com todos os nossos dados”, descreveu.
Givaldo Ricardo lembrou que todas as fases foram elencadas pro meio de comitê de saúde e empresarial, formado pro diversas entidades. “Tecnicamente tomamos decisões embasadas em um agrupamento que vem acompanhando a situação. Agora é seguir protocolos e acompanhar a ocupação de leitos de UTI”, lembrou.
Questionado sobre as vagas, o representante do Governo disse que a ocupação é alta. A variação está entre 76 e 80%. Givaldo lembrou que haverá abertura de leitos em Estância, HU de Lagarto. “Semana passada tivemos ampliação. Até o fim de semana já devemos ter mais de 200 leitos da covid-19. Esperamos que a situação melhore para dar mais folga a reabertura.
No entanto, ele descartou a reabertura da fase amarela. Para ele, o condicional era ter um percentual abaixo de 60%. “Ela estava prevista para ser analisada na semana que vem, mas pelo andar da carruagem, Sergipe não deve ter uma redução de internado”, lembrou.
Givaldo Ricardo também falou sobre o aumento de casos confirmados liberados pelo Laboratório Central (Lacen). Segundo ele, tudo está sendo informado com transparência. “Temos uma grande demanda. Já estamos perto de 60 mil testes. O Lacen sozinho não dá conta. Por isso enviamos em parceria para a Fiocruz as testagens. Por isso o aumento de casos confirmados e de mortes”, descreveu.
Perguntado sobre a dificuldade de leitos por parte de alguns pacientes, Givaldo falou sobre a complexa regulação. “O paciente precisa estar testado. Quando é acertado, tem que ver qual tipo de leito. Tudo isso demanda da testagem para que não exista uma junção de pacientes com covid-19 ou não.
200 de Sergipe
Perguntado sobre a data de hoje, 08 de Julho, data dos 200 de Sergipe, Givaldo Ricardo lamentou por não ser feito nada devido a pandemia. “Estávamos planejando festividades desde o ano passado, mas o coronavirus não permitiu. Em respeito aos sergipanos e sergipanas, decidimos que não haverá nenhuma comemoração física. Apenas nossas redes sociais serão usadas para lembrar a tão importante data”, descreveu o Superintendente de Comunicação do Estado.
Postar um comentário
Este é um espaço livre, comente suas ideias, conte o que pensa!