Campus Estância da Unit passa a ofertar vagas para o curso de Medicina

Por Amália Roeder

Foto: Ascom/Unit

Nesta edição, serão dois processos seletivos, ambos via nota do Enem. Apenas o de bolsas integrais segue ainda critérios de inserção social. Inscrições até dia 03/07.

Com a publicação do Ministério da Educação no DOU da Portaria nº 173, de 12 de junho de 2020, fica autorizado o início das atividades acadêmicas do campus da Universidade Tiradentes, no município sergipano de Estância, região centro-sul do Estado. O ingresso dos novos futuros médicos está marcado no segundo semestre de 2020 e as inscrições seguem abertas até dia 03/07.

As inscrições já começaram e seguem até dia 27 de junho. Serão ofertadas um total de 50 (cinquenta) vagas. Destas, 05 (cinco) serão destinadas aos munícipes de Estância, egressos de escola pública, que concorrerão à concessão de bolsas integrais, conforme disposições previstas em editais específicos. 

Os editais do Processo Seletivo Tradicional Notas do ENEM de Medicina – 2020.2 (45 vagas) e  do Processo Seletivo de Medicina 2020.2 – Programa de Bolsas de Estudos (05 vagas) já estão disponíveis no site: www.unit.br/regulamentos.

A implantação do curso de Medicina no campus Unit Estância tem compromissos compartilhados com a prefeitura da cidade. “O sucesso desse projeto conjunto também se dá devido ao apoio do prefeito Gilson Andrade que também não mediu esforços para que acontecesse”, pontua o vice-presidente acadêmico do Grupo Tiradentes, professor Temisson José dos Santos.

Projeto pedagógico

A proposta do projeto pedagógico dos cursos de Medicina do Grupo Tiradentes é baseada no método PBL - Problem-Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas). A relação ensino-aprendizagem tem o aluno como protagonista, correlacionando permanentemente os fundamentos teóricos com atividades práticas desenvolvidas desde a primeira etapa do curso em diversos equipamentos do sistema de saúde. 

De acordo com o vice-presidente acadêmico do Grupo Tiradentes, professor Temisson José dos Santos, a oferta do curso de Medicina em Estância contribuirá para aumentar e qualificar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) da região. “Nesta grande parceria público-privada, deveremos capacitar os profissionais que já atuam no SUS.

O corpo docente da Universidade Tiradentes estará na linha de frente, formando novos profissionais e, junto com os alunos e os funcionários públicos (assistentes, enfermeiros e médicos), contribuindo com o sistema de saúde para a comunidade ser assistida da melhor forma”, conta, agradecendo ao prefeito Gilson Andrade pela parceria firmada.

Vale ressaltar que a implantação de programas de residências médicas é parte do plano de ação vinculado ao curso e, também, contribuirá com o desenvolvimento do município sergipano com a expressiva inserção de médicos no sistema público de saúde local. “Desde o início do curso teremos o compromisso de levar para a cidade, profissionais médicos residentes, que serão recebidos em Estância para prestar serviço nos hospitais que suportarão os programas de residências.  Essa ação minimizará a carência de qualidade e fará toda diferença”, informa o vice-presidente acadêmico. 

Porém, devido às restrições impostas por autoridades públicas, as aulas teóricas ocorrerão ao vivo, por meio do Google for Education, enquanto o cenário de pandemia do novo coronavírus perdurar, metodologia pautada na portaria MEC nº544 que disciplina e orienta as instituições de ensino superior do país a realizarem aulas virtualizadas até 31 de dezembro de 2020. Assim, a Unit segue preservando a vida de todos ao tempo que contribui com a realização do sonho da graduação de milhares de alunos.

0/"Publicar um Comentário/Comentários"

Este é um espaço livre, comente suas ideias, conte o que pensa!

Ads1
Ads2