II Prêmio Valores Familiares e Comunitários em Aracaju

Ads1

Por Cris Souza
 
Foto Gilton Sizino

Dia 22 de setembro aconteceu em todo o Brasil a segunda edição do  Prêmio Valores Familiares e Comunitários, evento organizado e realizado por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A entrega do Prêmio é uma honraria em reconhecimento dos esforços, atitudes e ações que diversos grupos da sociedade realizam em favor de manter e fortalecer a família como a unidade fundamental da sociedade, como também dos cuidados de proteção a mulher, a criança e da promoção de direitos humanos. 
 
Foto Gilton Sizino - Givania Bispo assistente em Serviços
Na oportunidade, o “Mãos que Ajudam”, programa permanente de ajuda humanitária e de serviço comunitário, que mobiliza milhares de voluntários de todas as idades, membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Brasil, estendendo a mão a quem precisa, foi apresentado aos homenageados por Givânia Bispo, assistente de serviços responsável pelo projeto.

Em Aracaju foram homenageados o Capitão Alessandro Black, Comandante da Capitania dos Portos de Sergipe, os jornalistas Anderson Barbosa, repórter do G1/TV Sergipe e idealizador do projeto “Que Vem das Ruas” e Evenilson Santana coordenador de comunicação da APAE de Aracaju, Dr. Anair Santos Viana de Jesus, Presidente da APAE de Nossa Senhora do Socorro, Marcela Santos, coordenadora do Projeto Aprender Brincando e ainda a Congregação das Missionárias da Caridade.


Foto de Gilton Sizino - Tenente Bruno Marcel Tavares Costa - representando o Capitão Alessandro Pires Black Pereira Comandante da Capitania dos Portos de Sergipe ao lado do Presidente Luiz Humberto Piedade

O capitão Alessandro Black, Comandante da Capitania dos Portos de Sergipe foi homenageado como representante da Marinha que serve em prol da defesa do nosso país e proteção da família brasileira. 

Além disso a Capitania dos Portos de Sergipe desenvolve e conduz junto a Sociedade Amigos da Marinha em Sergipe, o projeto “Inclusão no Mar”, com o objetivo de conscientizar os operadores do transporte turístico náutico sergipano para as necessidades de adequação e de acessibilidade que permitam aos diferentes grupos com deficiência física e intelectual de todo o Brasil aproveitarem as belezas naturais de Sergipe, além de também permitir a inclusão social de assistidos e abrigados, proporcionando a sua interação com a natureza marinha e permitindo momentos de lazer, efetivamente contribuindo para o crescimento da mentalidade marítima e para a consciência econômica e social dos mares e rios para os participantes.


Foto Gilton Sizino - Jornalista Evenilson Santana ao lado do Presidente Alex Melo 2º Conselheiro da Estaca Aracaju Brasil Norte

O Jornalista e radialista Evenilson Santana, coordenador da APAE de Aracaju foi homenageado por seu trabalho e ajuda na divulgação da APAE de Aracaju, o que proporciona ao telespectador a oportunidade de conhecer um pouco mais da APAE e despertar o desejo em ajudar a instituição que vive de doações. Evenilson também há muitos anos através de seu excelente profissionalismo leva ao conhecimento dos telespectadores e ouvintes, as necessidades das comunidades, trazendo conscientização e conhecimento para a melhoria da família sergipana.


Foto Gilton Sizino - Presidente da APAE de Nª. Sª. do Socorro Anair Viana ao lado Presidente Luiz Humberto Piedade

A Dr. Anair Viana foi a representante da APAE de Nossa Senhora do Socorro e disse que é Apaeana de coração, que estar à frente da APAE é uma missão de vida, ela que é a presidente da APAE no município.

A APAE nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A Rede APAE destaca-se por seu pioneirismo, estando presente em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional.
Em Aracaju a APAE completou 50 anos de existência no mês de agosto, já em Nossa Senhora do Socorro, existe há 13 anos, possui programas educacionais, programas de assistência social, programas de saúde, todos voltados a pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Tem uma equipe multidisciplinar, assistentes sociais, pedagogos, psicopedagogos, professores da área de oficinas, serviços que tem proporcionado aos alunos a inclusão e inserção no mundo do trabalho e na sociedade.

A APAE Aracaju e Nossa Senhora do Socorro sobrevivem de doações e das ações e campanhas realizadas em prol da manutenção da instituição.



Foto  Gilton Sizino - Ana Paula Souza, assistente social da Congregação das Missionárias da Caridade para receber o prêmio em favor da Congregação.
Presidente Luiz Humberto Piedade

A Congregação das Missionárias da Caridade foi homenageada por seu trabalho social voltado aos cuidados dos pobres. É uma  congregação religiosa católica concebida e fundada por Madre Teresa de Calcutá, em Calcutá na Índia, com o objetivo único de viver a caridade no dia-a-dia, de modo a assistir e auxiliar os mais desvalidos e mais pobres. A congregação tem cerca de 4500 membros em 133 países do globo.

A casa da Congregação das Missionárias da Caridade foi inaugurada em Aracaju no dia 22 de julho de 1999. As 4 primeiras irmãs a chegarem a cidade de Aracaju foram: irmã Pavitra Lata e irmã Poojana da Índia, irmã Pulcheria da Polonia e a irmã Maurice da África.

 O trabalho das irmãs foi iniciado a pedido do arcebispo emérito Dom José Palmeira Lessa. Foi solicitado pelo arcebispo que as irmãs missionárias da caridade fizessem visitas a diferentes bairros de Aracaju, entre eles: Soledade, Lamarão e Santos Dumont.

 Posteriormente na comunidade do bairro Santos Dumont as irmãs iniciaram um trabalho de assistência as crianças com desnutrição.  Essas crianças permaneciam na casa durante a semana, e retornavam para a casa no final de semana. Atualmente o público-alvo assistido pela casa são as crianças de 1 a 4 anos.

As crianças atendidas pela casa recebem alimentação três refeições ao dia e estão inseridas nas atividades lúdicas e recreativas ofertadas pela casa. 

Foto Gilton Sizino - Jornalista Anderson Barbosa ao lado do Presidente Luiz Humberto Piedade

Outro homenageado foi o jornalista Anderson Barbosa, repórter do G1 da TV Sergipe que paralelo ao trabalho que desenvolve na TV Sergipe/G1 Sergipe, no dia 5 de abril de 2016 criou o canal “Que Vem das Ruas”, no YouTube.

O “Que vem das Ruas” foi criado e é produzido para contar histórias de gente simples, que diariamente cruzamos nas esquinas, no trânsito e quase sempre são vítimas da invisibilidade social.  O espaço tem ajudado a reencontrar famílias que procuravam entes desaparecidos, conta história de moradores de ruas, suas lutas e batalhas para viver em meio a exclusão social, presente nas ruas do nosso país. São histórias reveladas nas ruas de Sergipe, Alagoas, Rio de Janeiro e até na Argentina.

O projeto é um espaço que serve de voz para aqueles que muitas vezes são julgadas pelo olhar preconceituoso da sociedade.  No ano passado, o projeto ganhou espaço no SETV 2ª Edição na série “Sou da Ruas”. Produção que ganhou o status de primeira produção da uma série da Rede Globo totalmente gravada com um smatphone.

 
Foto Gilton Sizino- Marcela Santos ao lado do Presidente Luiz Humberto Piedade

 A homenageada Marcela Santos, fundadora e coordenadora do Projeto Aprender Brincando realiza um belíssimo trabalho em uma comunidade carente. Fundou o projeto o Projeto Social Aprender Brincando em 2014, com o objetivo de atender as crianças carentes da comunidade, tirando-as das ruas.
Começou atendendo 30 crianças apenas dias de sábado, oferecendo tarde de lazer e lanche, porém com a sensibilização e ajuda de algumas pessoas o projeto cresceu e passou a oferecer em 2018, reforço escolar para as crianças de segunda à sexta-feira.
Além de proporcionar alfabetização e letramento para as crianças, o programa também estende-se à alfabetização de jovens e adultos e oficinas de artesanato para as senhoras da comunidade.
As datas comemorativas são trabalhadas dentro do projeto de uma forma lúdica, envolvente, dentro do contexto social da comunidade.
A sede do Projeto Aprender Brincando fica situada à Rua Bela Vista, nº 37, bairro Jardim Centenário, zona norte de Aracaju. O projeto sobrevive também de doações e Marcela almeja que as doações continuem a chegar para que o projeto possa crescer ainda mais.

Foto Gilton Sizino - Maria Antônia Morais Santos ao lado do Presidente Luiz Humberto Piedade 
Por fim a homenageada Maria Antônia Morais Santos que é uma das coordenadoras do grupo Samba de Coco São Benedito – Sede de Nossa Senhora do Socorro, junto a Maria Isabel dos Santos, George Oliveira e o mestre Valdeque Aguiar.

O grupo samba de coco São Benedito existe há 17 anos e Maria Antônia é coordenadora há 15. O nome do grupo é o nome da rua onde tudo começou e a maioria dos membros são moradores da Rua São Benedito, sendo composto por 28 pessoas entre crianças, jovens e adultos, dentre eles idosos.
Os ensaios acontecem sempre às terças-feiras às 19h e o grupo participa de muitas apresentações em escolas, festas culturais, praças, além de se apresentarem também na cidade histórica de Laranjeiras, na orla de Aracaju, entre outros.
Além de promover a cultura, o grupo tem por objetivo proporcionar união, alegria, ensinando a cultura às crianças, promovendo inclusão social e saúde aos jovens e idosos. Os jovens são tirados das ruas e o idosos movimentam o corpo promovendo saúde física e mental exercitando corpo e mente, evitando a depressão e a tratando.
O evento contou com cerca de 200 pessoas e foi abrilhantado pelo coral da ORM (Organização de Moças e Organização dos Rapazes da Estaca Aracaju Norte de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que interpretaram as músicas: Minha família me faz bem da Mutual de jovens 2017 e Levaremos ao mundo a verdade, música da Primária SUD, os cantores Laine Santos e Jessé Moraes que interpretaram As famílias poderão ser eternas e o Amor do Salvador, hino e canção SUD respectivamente, Gabriela Alves com Um de cada vez, da mutual dos jovens 2017 e Gustavo Mattos que interpretou Oração pela família de Padre Zezinho, acompanhados ao piano com Moroni Moraes.









Ads2

"Publicar um Comentário

Este é um espaço livre, comente suas ideias, conte o que pensa!