Projeto Fumaça Zero e Drogas Jamais

Por Carlos Miguel


O Brasil é um dos maiores consumidores de drogas no mundo, são diversos tipos drogas que entram através de nossas fronteiras desprotegidas, chegam com facilidades em nossas comunidades, traz consigo a falta de sossego de familiares e acaba com a tranquilidade de moradores. 

Nossos jovens são as principais vítimas desse mal que atinge o país, todos os dias ouvimos nos noticiários as consequências do uso e vendas desses entorpecentes, prisão, morte, vício, roubo, estupro, violência entre outros, e o envolvimento de crianças e adolescentes é desesperador.

É necessário uma alternativa positiva para combater o envolvimento das nossas crianças e adolescentes nas drogas pelos governos municipal, estadual e federal. 

O cabo Adriano Santana popular Didi do Batalhão de Polícia da Radio Patrulha (BPRP) é o responsável pela iniciativa de criar o Projeto Fumaça Zero e Drogas Jamais que atende a crianças e adolescentes dos principais bairros carentes da grande Aracaju. “Temos que nos unir e agir, não podemos esperar pelos órgãos governamentais enquanto nossos jovens morrem ou se viciam”, relata Didi.

Cabo Adriano Santana (Didi)

O projeto conta com o apoio de voluntários e oferece aulas de karatê, capoeira, futsal, vôlei, tênis de quadra, tênis de mesa, balé, aula de violão, inglês entre outros. “O projeto Fumaça Zero Drogas Jamais é um projeto de prevenção do uso de drogas, o nome foi criado para ser impactante mesmo, a palavra fumaça se refere as drogas, escolhemos esse nome porque jovens fumavam maconha na praça do Santa Tereza e dois adolescentes de 12 e 13 anos foram abordadas no centro de Aracaju usando o cachimbo de craque. Hoje encontramos o projeto em 11 bairros da capital tendo em média mais 800 crianças desfrutando das atividades. Temos o objetivo de estender o projeto para outros bairros, e os próximos que poderão ser favorecidos pelo projeto Fumaça Zero são: Augusto Franco, Industrial, Palestina e a cidade de Estância”, explica Didi.

Didi acrescenta: “É muito gratificante ver crianças do nosso projeto sendo campeões brasileiros e até campeões sul-americanos nos esportes, e é aí que entra a prevenção do uso de drogas por estar dentro do projeto e fora no mundo ruim”.


No dia 11 de abril foi realizada a primeira aula do projeto na Associação de Moradores do Estrela do Mar, área de expansão da grande Aracaju. Em cinco anos o projeto realizou sonhos e contribuiu com uma expectativa que trouxe desenvolvimento, esperança e qualidade de vida para crianças e adolescentes da capital sergipana.     

0/"Publicar um Comentário/Comentários"

Este é um espaço livre, comente suas ideias, conte o que pensa!

Ads1
Ads2