Reforma do Centro de Turismo será entregue dia 1° de fevereiro

Por Agência Sergipe de Notícias

  
Falta pouco para que os sergipanos possam conhecer as novas instalações do Centro de Turismo, ponto de visitação localizado na Praça Olímpio Campos, no coração de Aracaju. A obra de reforma e revitalização será inaugurada no dia 1° de fevereiro, beneficiando, além dos frequentadores e turistas, os 28 lojistas e artesãos que trabalham no local. A iniciativa é do governo de Sergipe através da Secretaria de Estado do Turismo.

O prédio histórico em que hoje se localiza o Centro de Turismo, que remonta ao início do século XX, abrigava a tradicional Escola Normal. O projeto de reforma preserva a arquitetura neoclássica da edificação, adicionando elementos que possam garantir a segurança, o conforto e a acessibilidade dos frequentadores.

A reforma compreende o Centro de Comercialização, o Museu do Artesanato e o Centro de Informações Turísticas. O imóvel, tombado pelo patrimônio histórico do Estado, foi amplamente restaurado e está recebendo os últimos retoques para a inauguração. A obra de recuperação está sendo realizada com recursos da ordem de R$ 1,345 milhão, originários do Prodetur.

Para o secretário de Estado do Turismo, Fábio Henrique, a reforma tem valor de resgate do patrimônio cultural de Sergipe. “É aqui onde se encontra todo o artesanato produzido em Sergipe, a exemplo da renda irlandesa e de tantos outros objetos que representam nossa cultura. É aqui que o turista vem. É importante que ele seja bem atendido, num local agradável e acolhedor”, frisou. 

O projeto de reforma do Centro de Turismo foi pensado de forma a manter o valor histórico da edificação. Ele lista algumas das intervenções feitas durante o processo de revitalização. Até a inauguração, deve chegar ao espaço a nova cobertura tensionada do palco e do pátio central. A reforma possibilitou a reabertura do Museu do Artesanato, que permanecia fechado pelo fato de sua estrutura ter sido comprometida por infiltrações. Para tanto, as cúpulas foram renovadas. Após a inauguração e em parceira com a Secretaria de Estado da Cultura, uma das laterais do prédio será disponibilizada para intervenções artísticas em grafitti.  


História

O prédio em que hoje se situa o Centro de Turismo foi inaugurado em 15 de agosto de 1911, no mandato de José Rodrigues da Costa Dórea como presidente da Província. O local abrigou a antiga Escola Normal, ficando ocioso quando da transferência da instituição para o Instituto de Educação Rui Barbosa.

Em 1966, o prédio começou a funcionar como Faculdade de Odontologia. Dez anos depois, a edificação foi passada à responsabilidade do governo do Estado, já que até então era de domínio do governo Federal. No ano seguinte, após a reforma das salas de aula para adequação dos boxes, o local tornou-se um centro de artesanato. Em 6 de janeiro de 1984, o prédio foi tombado como patrimônio histórico.


Fotos: André Moreira/ASN

0/"Publicar um Comentário/Comentários"

Este é um espaço livre, comente suas ideias, conte o que pensa!

Ads1
Ads2